Sistemas Supervisórios Industriais

Em plantas industriais um sistema supervisório faz-se necessário para o acompanhamento de uma produção e um controle centralizado, sendo assim foram elaborados sistemas de interface amigável e eficiente. O sistema SCADA (Supervisory Control and Data Aquisition) está entre os melhores sistemas de gerenciamento, informando o usuário em tempo real qualquer evento importante que venha a acontecer em uma planta. Um sistema assim pode ser implantando para atender tanto uma pequena unidade de produção, como grandes áreas industriais, integrando os sistemas lógicos da automação. Por meio de coleta de dados dos processos, onde por muitas vezes afastados geograficamente, as remotas industriais como CPs (controladores programáveis), formatam esses dados e apresentam ao operador em recursos gráficos elaborados, planilhas e gráficos.

Principais componentes de um sistema supervisório

Para que o operador obtenha todas informações que compõem uma planta industrial e assim poder acompanhar e controlar em tempo real de execução de uma tarefa, o sistema supervisório dependem de componentes físicos como sensores e atuadores, rede de comunicação, estações remotas e estação de monitoramento central.



Sensores e atuadores

São dispositivos acoplados aos componentes que convertem parâmetros físicos (pressão, velocidade, temperatura...) em sinais analógicos e digitais, e os atuadores são componentes utilizados para acionar ou desacionar determinados equipamentos durante o processo industrial. 

Rede de comunicação

Plataforma de transmissão das informações, onde são considerados alguns requisitos do sistema e distância de transmissão dos dados, sendo feito sob análise e escolhendo o melhor meio de transmissão Ethernet, fibras óticas, rádio...

Estações remotas

Onde inicia-se o processo de aquisição e controle dos dados, fazendo leitura dos valores do dispositivo que podem ser digitais ou analógicos, de entrada ou de saída, controlando e atualizando os dados.

Rede de informação gerencial

Integra a rede de supervisão com a de controle, possibilitando ao supervisor da empresa a análise do desempenho da produção.

Rede de supervisão e controle

Reponde pelo funcionamento do sistema.

Redes de controle de campo

Responsável direta pelo processo de informações do controle em tempo real, podem ser inseridas nesse grupo todas as redes industriais, seja Fieldbus, Modbus, Profibus, Devicenet...



Módulos de um sistema supervisório

Dividindo o sistema supervisório em módulos, suas tarefas se tornam mais flexíveis e robustas, ficando disponível conforme a necessidade do usuário.

De um modo geral, essas tarefas podem ser divididas em :

• núcleo de processamento;

• comunicação com CPs/ RTUs;

• gerenciamento de alarmes;

• interface gráfica;

• relatórios;

• banco de dados;

• histórico;

• lógica de programação interna ou controle;

• comunicação com outras estações;

• comunicação com sistemas externos.

InduSoft Web Studio

O InduSoft Web Studio (ou IWS) é uma poderosa ferramenta que explora as funcionalidades dos sistemas operacionais Microsoft, e permite construir aplicações completas SCADA ou IHM (Interface Homem Máquina) para a Indústria de Automação.

Ao criar um novo projeto, o IWS cria um diretório com o nome especificado no projeto, onde são armazenadas as diferentes planilhas, telas, e configurações que serão criadas no ambiente de desenvolvimento do IWS.

O novo projeto é criado sem nenhuma tag, tela ou qualquer outra configuração (padrão), permitindo ao usuário fazer a edição do projeto conforme seja necessário.

Durante a criação do projeto, é necessário informar o nome do projeto, local onde será salvo, tipo de licença e resolução.



Usuário não registrado. Compre o treinamento em jats.com.br.